O quase -Luís Fernando Veríssimo

Publicado: 24/02/2012 em JMJ 2012, Poemas

Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto.
A resposta eu sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos “Bom dia”, quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são.
Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Autoria atribuída a Luís Fernando Veríssimo, mas que ele mesmo dizer ser de Sarah Westphal.

comentários
  1. joaovitor 9 disse:

    foi profundo e bonito eu adorei isso nos ensina a se importar com a vida
    .???????????

  2. Essa poesia fala muitas coisas que acontece comigo e eu acho que e muito legal essa poesia

  3. Amei esta textoo e mt profundo, pode até mexer com algumas pessoas este textoo mexe com o sentimento de tds poor isso nenhuma pessoa le este textoo e ñ deixa uma marca em seu coração tds nos temos sentimetos e ñ poderemos ler este texto e ñ setiir nd ele e mt profundo e mexe com tds .
    Este textoo foi otimo amei ele parabéns prof Suzana a senhora e uma otima professora !
    6 Anoo A

  4. Gustavo Silva disse:

    O poema é otimo e muito profundo, ele fala da importancia de tentar antes de dizer que naum consegue porque mais vale você tentar e ” quaze ” conseguir do que nem tentar e desistir.

  5. gustavo kadooka disse:

    essa pessoa nao esta felis a agora e na vida e men sera pq se elas nao reagiren elas vão ficar nesa vida para todo sentre na depresão e sosinha , essas pessoas tem que sair arranjar um namora uma vida porque sem vida somos infelises

  6. Eu gostei da parte que ele fala: Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
    Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
    Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
    Porque ele fala que para seguir o seu coraçao e nao o que dissem as pessoas e seus sonhos

  7. Maria Eduarda Souza Lisboa disse:

    Eu acho que o poema quiz dizer que existem pessoas que sao muito negativas porem tambem acho que existem pessoas positivas eu por exemplo sou muito negativas as vezes mas tambem sou muito positiva , em fim , as pessoas nao tem um unico geito de viver.

  8. Izabela disse:

    Nossa muito interesante viu!! você ta de parabéns com os seu blog ,nossa achei lindo ,amei amei amei!!
    Gostei muito ,adorei ,mas você e uma pesso muito gentiu ,tenho muito orgulho de você ser minha professora .
    Gosei esse testo e muito profundo ta!!!

    Izabela Valadão Limeira
    6 ANO A

  9. Eu acho quase nao e tudo e tambem nao e nada…Eu me inspirei na frase: O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.Eu acho que o nada nao faz a pessoa ficar alegre,nao resolve em nada ,ele so fala daquilo que representa o vazio de cada pessoa .

  10. Gabriel Mangili disse:

    eu gostei das expressões de palavras qm que o autor quiz espressar com o texto “O QUASE”

  11. Isabella Ferraz Marinho disse:

    Amei seu texto mexeu muito comigo ta esse texto e muito profundo, vo esta sempre visitando seu site beijos .

    6¨ sexto ano

  12. carolina bueno disse:

    Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.Eu carol acho que tem pessoas muito negativas e ao contrario pessoas muito boas , como este texto não tem nenhum .Esse texto é muito profundo e sentimental. Achei que esse texto muito lindo e deixa muitas coisas para refletirmos.

  13. Gleimo marra disse:

    Gostei muito desse texto ele mexeu muito comigo pois ele nos ensina a não deixar a rotina nos acomodar e que o medo não nos impeça de tentar tudo que vem pela frente.

  14. Gleimo marra disse:

    “Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.”
    Esse trecho me marcou muito.

  15. gabriel disse:

    eu adorei

  16. Adriano Franco Moraes Bastos disse:

    O quase , quase sempre deixa uma pessoa desanimada, então eu acho que o poema quis nos ensinar uma lição de vida.

  17. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
    Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.

    esse poema eu aprendi que a tudo no mundo a perdão a uma segunda chance pra tudo que não podemos nós afastar do mundo por coisas banais . temos que tentar várias vezes até consiguir…

  18. Augusto Jaime Vesica disse:

    A poesia nos ajuda a conscientizar sobre coisas da vida como lutar para conseguir o que você quer. E o que mais destacou foi:

    É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.

    Augusto Jaime Vesica

    6º ano B

  19. Lívia Martin Hernandes disse:

    O poema é muito profundo. Nos mostra que o ” quase ” pode ter lados bons e ruins e que ele nos da a chance de fazer aquilo de novo. Mas ás vezes isso pode ser ruim .

    Lívia Martin Hernandes
    6º B

  20. icaro ornelas disse:

    Essa poesia é mt bonita , esse poema me ensinou a me importar mais com a vida e ver o lado positivo das coisas

  21. bruno disse:

    eu gostei do texte porque ele fala que a vida nós que tem que melhorar a nossa vida e não pedir para morrer

  22. João Pedro disse:

    O poema fala da importancia de tentar antes de dizer que naum consegue.

  23. Mateus Duarte disse:

    Foi otimo,a parte que eu mais gostei foi : ” O nada não ilumina,não inspira,não aflinge nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.” pois ele fala que o nada não tras coisas boas mas somene almenta o vazio em si.

  24. Sarah Talone disse:

    Isso é Emocionante … Vou Dizer oq “quase” Td Mundu Dissee: É MT Profundoow e naum fiq no NADA façe algo e não espere q ele aconteca!!lute pelo teu merecimento, não deixee q trapaceiam! eu tÔ té emociOnada agora…”O nada AMPLIA o Vazio”

    • Sarah Talone disse:

      Rsrsrsrs td mundo táah postando e é muito Loko(tipoeu,asvezes)é bom ver os outros mostrando o pouco q sabem sobre a vida…(inclusive e eu, é claro):D

  25. thaline isolina disse:

    esse poema e muito lindoo e muito emocionante foi muito profundo ler uma coisa tão bela e tão verdadeira ameiiiiiiii 6 ano B

  26. VIVIANE 6ANO disse:

    O POEMA É MUITO LEGAL, EU GOSTEI MUITO ESSE POEMA, É CHEIO DE sENTIMENTO.

  27. thaline isolina disse:

    O poema fala da importancia de tentar antes de dizer que naum consegue. muito legal isso e muito profundo e bonito

  28. Rafael Magalhaes disse:

    Essa poesia e algo inspirante , que faz uma pessoa abrir os olhos para o mundo ,faz uma pessoa sair de uma vida triste,desanimada e ir para uma vida feliz e alegre.Eu aprendi que quando voce tem um sonho ,tem que correr atras dele e nao ficar sentado esperando que ele se realize, e se voce competir em algo e perder nao deve desisitir e sim continuar tentando ate que voce consiga ganhar.

  29. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são
    Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
    esse poema fala sobre alguns motivos bons e ruins a dor e alegria uma virtude sem fim como ondas do mar ou também não teria ondas.

  30. icaro ornelas disse:

    Esse poema e mt lindo ele me ensinou varias coisas =)

  31. Bruna Helena 6 ano b disse:

    eu acho que o poeta desse poema expressou seus sentimentos mais profundos em uma simples escrita quando eu li o poema deu para ver que o proprio poeta se emocinava quando o escreveu , eu gostei muito do testo eu mesma me apaixonei por esse poema

  32. gabriel disse:

    Ese poema me comove demais.A parte que eu mais gostei foi: O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.Eu gostei desa parte poque ela fala que que o nada nao ilumina mais amplia o vazio que denhi dentro das pessoas.

  33. João Pedro disse:

    Ele fala da importancia de tentar antes de dizer que naum consegue porque mais vale você tentar e ” quaze ” conseguir do que nem tentar e desistir.

  34. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

    sonhar e comum todo mundo tem seu direito de viajar com seu sonhos fazer seus planos ….
    seu propio delirio quando vc pensar em fazer isso vc já morreu .=(

  35. nicolly zanin alencar disse:

    eu adorei esse texto, ele da varias liçoes de vida que ajuda agente e fala muito tambem pra gente ir atras de nossos sonhos e nao ficar parado. Ele explica a importancia da vida e tambem mostra a importansia das coisas que agente nao da valor adorei como tambem amei esse texto

  36. Matheus Camilo disse:

    Esse poema mostra a vida dos seres humanos, este poema mostra que somos negativos, nos esperamos que aconteça em vez de fazermos acontecer.

Deixe um comentário

