Tristão e Isolda – 9°ano

Publicado: 30/05/2011 em Filmes, JMJ - 2011, Livros literários, Propostas de Escrita

A partir das discussões realizadas em sala sobre a  versão da lenda de Tristão e Isolda recontada por Telma Guimarães e sobre a versão construída através do filme poste aqui seu comentário analítico entre as duas versões.

Fica para vocês a sugestão para que assitam ao filme romance, outra releitura da obra de Tristão e Isolda.

About these ads
comentários
  1. Naiara Helena Schubert.9ºA disse:

    Entre o filme e o livro existem muitas diferenças,mas a que mais me chamou a atenção foi no final,onde Tristão deixa Isolda para ajudar seu tio no ataque contra os inimigos,onde ele morre e Isolda não,deixando o flime mais realista.No contexto das duas histórias podemos perceber que o livro puxa para um lado mais fantasiado com poções,dragões,entre outras.Já o filme conta uma história mais moderna onde o tema principal são as guerras.

    • larissa lorrany disse:

      O controle dos pais em relação os filhos
      Há determinadas situações que os pais tem que ter um certo controle sobre os filhos, mas não ficar monitorando os filhos atravez de GPS. Se os pais não sentarem pra diologar e para ensinar os filhos a ter responsabilidade, como que o filho vai retribuir? A educação e os ensinamentos que aprenderam. A questão da confiança também é mmuito importante , pois bém se os filhos sempre andar ´´ CERTINHO´´, os pais não vão se preocupar tanto por que confiam ,já aqueles que semore pisam na “ BOLA´´, os pais vam querer estabelecer outros controles.
      Mas na realidade em que vivemos nos dias de hoje, quantos mais os pais querer PROIBIR os filhos, mas eles fazem as coisas escondidas, então não vai adiantar, proibir só controlar por que eles tem que saber o que é certo eo errados, dependendo da escolha ela terá certa conseguência, pois através do errado que eles aorenderá a fazer o certo.

  2. Paola De Oliveira Santana 9°A disse:

    O livro e o filme contam a mesma história,só que num contexto diferente cada um.
    O filme relata uma história mais real,ao contrário do livro.Comparando ambos.O filme: Tristão e Isolda se apaixonam naturalmente;Tristão tem várias lutas para conquistar Isolda para o seu rei; Não tem nenhum mago para fazer armadilhas para Tristão; O rei Marcos é mais bondoso e perdoa Tristão mesmo com sua traição.
    Já o livro: existe uma porção do amor, que o destino faz com que tristão e Isolda tome e se apaixonam; Quando o rei Marcos fica sabendo da traição de Tristão e Isolda,determina que ambos iriam ser queimados vivos na fogueira; Tristão vai servir outro reino e casa-se com uma outra Isolda (Isolda de mãos brancas); E quando Tristão morre,sua verdadeira amada ao vê-lo morto morre ao seu lado,diferente do filme.

  3. Natália 9°ano ´´B`` disse:

    O livro e o filme apresentam diferenças, mas contam a mesma história de amor entre Tristão e Isolda. No livro a história é mais fantasiada com porções de amor e de cura, lutas com gigantes e dragões, cachorro que faz todos se alegrarem, entre outros. Já o filme conta a história numa versão mais realista onde existem guerras entre reinos.
    Na minha opinião o filme é melhor, mas a unica parte que eu acho que o filme deveria manter do livro seria o final (quando os dois morrem no final, onde Tristão morre numa luta e Isolda de paixão).

  4. lucas ferreira 9°a disse:

    Comparativo filme/livro
    Ambos retratam um romance proibido entre um cavalheiro(tristão) e uma princesa irlandesa(isolda).Nos dois Tristao ganha Isolda como um troféu para seu rei Marcos , mas antes de se casar com marcos tristao e isolda vivem um romance e após se casar com marcos eles continuam “traindo” o rei marcos.Uma coisa que diferencia as duas historia são o modo como é contado, no livro há dragões gigante ,pocões magicas,morte por amor e etc , ja o filme é mais realista ,ou seja, conta a historia de uma forma real sem contos.Nos dois contos tristao morre e apenas no livro a isolda morre ,nos dois tristao é órfã de pai e de mae ambos os contos sao bons pois retrata um amor que nao poderia ter existido.

  5. João Luiz Gornates 9°A disse:

    O livro e bem diferente do filme porque existem alguns fatos que fazem com que não sejam iguais como o modo com que a história e contada,o fato de que eles tomarão uma poção magica que fez com que eles se apaixonassem,o Drgão que aparece no meio da história,o fato de que no final os dois morreriam juntos,e outras coisas.

  6. Guilherme 9°A disse:

    A varias diferenças entre o filme e o livro Tristão e Isolda.O livro visa um mundo mais fantasiado contendo poção do amor,dragão etc e filme ja conta a historia baseada no mundo real mas os dois conta uma historia focada no romance proibido de Tristão e Isolda,no filme Tristão tem que ganhar um combate para ficar com seu premio(Isolda) e no ja no livro Tristão tem que matar um dragão para ganhar as mãos de Isolda,no livro Isolda recebe um nome de Isolda dos cabelos dourados ja no filme nem comenta sobre isso,no filme tristão morre ja no livro Tristão e Isolda morrem e a grande diferenças entre os reis pois no livro rei Marcos e mais sombrio,impiedoso ja no filme Marcos e mais piedoso.

  7. Gabriel Romanini 9ºA disse:

    o livro e o filme “Tristão e Isolda” são quase que totalmente diferentes, pois no livro é mais como se fosse uma história que só existe em livros e no filme as coisas que acontecem são mais realistas. No livro Tristão nasce no dia que o pai morreu e sua mãe morreu logo depois do seu nascimento, já no filme eles morrem quando Tristão já tem uns sete anos de idade. Mas apesar de tudo, o livro e o filme tem pontos em comum, como por exemplo o de que Tristão e Isolda se apaixonaram e viveram um amor proibido, mas no livro Tristão e Isolda morrem e no filme acho que Tristão morre(não me lembro bem) e Isolda consegue fugir num barquinho.

  8. Salmir 9ºA disse:

    diferenças entre o livro e o filme Tristão e Isolda.
    1º L: o nome Tristão no livro vinha por causa da morte de seu pai
    F: o pai dele esta vivo, assim não tem muita coerência o nome Tristão

    2º L:a historia do livro e mais aberto ao amor de Tristão e Isolda, com coisa irreais como dragões,poções e etc.
    F: o filme a historia já e sobre a luta do povo da Inglaterra contra o reino irlandês, para poder unificar a Inglaterra.

    3º L: o livro envolve três Isoldas.
    F: no filme e so uma.

    4º L: o final do livro envolve a morte de Tristão e Isolda juntos.
    F: no filme Tristão faz com q Isolda va embora para ele voltar e lutar por seu tio, mas no final acaba morrendo por um dos traidores do reino, e Isolda continua viva.

  9. natalia de oliveira disse:

    O filme tristao e isolda a ideia principal e as guerras mas ja no livro e o romance de tristao e isolda.
    A diferença entre eles e que o livro conta a historia mas detalhada e ja no filme faz um resumo e tambem no livro a historia e mais cheia de fantasia e magica e no filme mostra a realidade, que nao existe isso de fantasia.
    Eu preferi o livro porque e bem mais detalhado e que mostra porque ele se chama tristao e no filme fica sem sentidoo nome dele.
    Acaba que no filme o rei marcos era um homem mais gentil e tistao e isolda se apaixonam naturalmenta jo no livro não.

  10. Ana Clara Matos 9º A disse:

    E muito legal poder comparar o filme e o livro, pois ao ver o filme se percebe que eles realmente resumem a idéia do livro, mas sempre querendo chegar ao mesmo sentido ! particularmente é muito mais interessante ler o livro ! com mais aventuras, ação e mais divertido pois agente pode imaginar do nosso jeito o “como seria aquela cena “, enfim… foi muito bom trabalhar com esse livro e filme pois vimos a mesma história interpretada de dois jeitos. E esse romance é muuuuito bom, recomendo……

  11. Tainara 9° b disse:

    Comparativo filme e livro Tristão e Isolda
    Ao ler o livro Tristão e Isolda, e assistir o filme Tristão e Isolda, podemos perceber que há entre eles, semelhanças, mas também há muitas diferenças.Ambos contam sobre a história de amor vivida por eles. No filme , a história é contada de forma mais realista, já que o romance se torna plano de fundo de uma história de disputas por territórios,e brigas entre reinos; ao contrário do livro, onde o romance é o tema central, remetente á idade média, e é cheio de fantasias, como dragões, poções mágicas, gigantes…
    Há muitas outras diferenças entre o filme e o livro, mais as que me chamaram mais atenção, foram: O fato de o rei Marcos, ser mais bondoso no filme, e não aplicar um castigo tão grande á Tristão e Isolda como no livro, onde deveriam morrer queimados, como castigo por terem traído o rei; e também, Tristão não ter fugido com Isolda no momento em que teve oportunidade, mais resolveu ser fiel, lutando ao lado do rei Marcos em uma batalha.
    Gostei muito de trabalhar com o filme e o livro, mas particularmente, prefiro o livro , que dá asas á nossa imaginação no momento da leitura.

  12. Lídia Jabur 9°B disse:

    Comparativo livro/filme

    No livro e no filme Tritão e Isolda são apresentadas varias diferença e semelhanças. No livro a história contada não é muito realista, porque aparece um gigante, um dragão, poção magica, mago, um rei que não é piedoso, Tristão e Isolda morrem no final e etc, já no filme Tristão e Isolda se apaixonam sem a poção , o rei é mais piedoso, e somente Tristão morre no final. Mais nos ambos os barões não gostam de Tristão e falam mal dele para o rei, e nos dois Tristão e Isolda vivem um grande amor que ninguém conseguem separá-los.

  13. Luísa Rabelo -9º ano A disse:

    Existe algumas diferenças entre o livro e o filme ”Tristao e Isolda”
    No livro mostra um tempo mais antigo onde dragoes e porçoes…existem
    Ja no filme é uma época contemporanea.
    No filme Tristao vai a luta para conseguir Isolda ja que se apaixonaram naturalmente sem porçoes magicas e diferentes tipos de reis: o rei bom no filme e o mau no livro.
    Tanto no livro como no filme Tristao é orfão e recebe esse nome por ter nascido no dia da morte de seus pais.
    -Gostei muito do livro e do filme por ter relatado uma historia de romance,guerra e um tempo cheio de magias(livro)

  14. Carla Liz 9°B disse:

    Comparativo do livro e do filme Tristao e Isolda

    Ao ler e assistir o filme Tristao e Isolda podemos perceber algumas semelhanças e algumas diferenças.No livro e contada uma história muito fantasiosa com poção mágica, dragão, gigante, espada envenenada, etc. E já o filme conta uma história mais realista com menas fantasia, uma hitória mais verdadeira. Tanto o livro quanto o filme conta a história de amor de Tristao e Isolda. Só que no livro a história de amor dos dois e mais centralizada e já no filme à história de amor não passa de um plano de fundo para a história de disputas territórias entre reinos.
    A outras diferenças entre o livro e o filme:
    No livro Isolda ao saber da morte do seu amado Tristão morre de tristeza e no filme não.
    No filme Tristão e criado por seu tio ápos a morte de sua mãe e de seu pai e no livro não. No livro quando Tristão está muito doente ele e colocado em um barco para encontrar a morte ou a salvação , ele é encontrado por pescadores que o levam até Isolda para que ela pudesse curá-lo e ela recebe a ajuda de sua mãe, e já no filme não, Isolda que encontra Tristão e recebe a ajuda de uma criada para poder cuidar dele.
    Gostei muito do livro e do filme Tristao e Isolda. Mas preferi o livro por ser mais fantasioso e por focar mais na história de amor deTristão e Isolda.

  15. Vitória Emidio Xavier 9º ano ''b'' disse:

    Trabalhar com o filme e o livro “Tristão e Isolda” foi muito bom para que ue pudesse fazer uma comparação entre uma obra escrita(onde a “ilustração” é o leitor que faz), e uma produção de cinema.
    Pude perceber semelhanças, pois afinal em ambos conta a História de um amor impossível entre o sobrinho do rei e sua suposta esposa, nos dois há traição, morte, batalha, odio, e muitos outros sentimentos que se contradizem.
    Porém diferenças é o que mais podemos notar:O filme é menos fantasioso do que o livro, na obra de cinema o romance aparece apenas como consequencia, continuação, Rei Marcos acaba perdoando seu sobrinho, Tristão não é aquele cara apaixonado que é capaz de abadonar tudo por sua amada, Isouda perde sua mãe prematuramente e tem a criada como uma, A moça nao “morre de amor”, entre outras inumeras diferenças!
    Confeço que ao ler o livro tinha viajado na imaginação e ao ver o filme isso se quebrou. Não tenho meu preferido mas, apesar de ja ter 13 anos ainda gosto de contos de fada, posi nos ajuda a fugir desta realidade tão cruel E fala sério, tem morte mais bonita do que morte por amor!!!KKKK

  16. João Paulo Pacheco 9° "B" disse:

    Comparativo livro e filme Tristão e Isolda

    Há várias diferenças e semelhanças entre ambos.O livro é mais “fantasioso”,utiliza muitos elementos imaginários como poções,dragões,um mago,a morte de Isolda por amor,entre outros.Já no filme,a história parece ser mais real,com elementos mais atuais como a paixão entre os protagonistas.Na essência,a história é a mesma(a principal dieirença foi a citada anteriormente),já que são baseadas na mesma obra.Apesar de haverem essas diferenças recomendo ambos.Então se você gosta de conto de fadas recomendo o livro,mas se gosta de versões mais atuais,mais até reais o filme é a melhor opção.

  17. Ana Carla 9° A disse:

    O foco do livro é o romance de Tristão e Isolda, no filme o principal são as disputas territoriais . No livro Tristão mata um dragão e como recompensa Isolda casa-se com o rei Marcos, no filme ele “arranja” ela depois de vencer algumas lutas.No livro Tristão casa-se com Isolda das Mãos Brancas e, isso não acontece no filme. No filme a mãe de Isolda morre e no livro não. Quando Isolda casa com o rei Marcos não passa a noite com ele e sim a Bragne, enquanto no filme não.A mãe de Tristão não morre no filme quando ele nasce e sim depois. Por ter nascido em uma época triste Tristão recebe esse nome, o que não é falado no filme.No final do filme Isolda foge com Bragne e Tristão morre após ser acertado por uma espada, no livro os dois morrem juntos depois que Isolda das Mãos Brancas mente para Tristão que estava na espera pela outra Isolda. Na minha opinião o livro tem mais fantasia, algumas coisas que seria meio impossíveis de acontecer como por exemplo tomar uma poção e se apaixonar pela pessoa que também tomou (o que acontece com Tristão e Isolda no livro).O filme é mais real, pois era bem comum antigamente existir disputas por territórios e mais possível de acontecer um romance como de Tristão e Isolda, mas sem muita fantasia como no livro.

  18. matheus damasceno disse:

    o livro juntamente com o filme mostra em essencial traiçoes, o valor do amor e da lealdade e põe à prova o que nós faríamos caso amássemos

  19. sara karolyne 9 ano B disse:

    O livro e o filme tem VARIAS diferenças, mas contam somente uma historia de amor entreTristão e Isolda. No livro a história é mais fantasiada com porções de amor e de cura, lutas com gigantes e dragões e etc. No filme,a história parece ser mais real,com elementos mais atuais como a paixão entre os protagonistas.No livro Isolda ao saber da morte do seu amado Tristão ela morre de tristeza e no filme não.No filme Tristão e criado por seu tio ápos a morte de sua mãe e de seu pai ja no livro nao. No livro quando Tristão está muito doente ele e colocado em um barco para encontrar a morte ou a salvação , ele é encontrado por pescadores que o levam até Isolda para que ela pudesse curá-lo e ela recebe a ajuda de sua mãe, e já no filme não, Isolda JUNTO COM SUA CRIADA salva-o para poder cuidar dele.enisso se apaixona perdidamente.Esse sim e um verdadeiro amor que enfrenta varias barreirascom a prova feita pela Isolda!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s